Na manhã desta quarta-feira, 30, a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Pires do Rio (9ª DRP), cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência na cidade, onde foi localizada e apreendida uma pistola Taurus G2C, calibre 9mm, de uso restrito. A operação foi desencadeada após investigações apontarem o uso ilegal e exposição da arma em publicações de redes sociais.
De acordo com o Blog Zap Catalão, segundo a polícia, o proprietário da arma, que não possui registro de posse ou porte legal, havia publicado diversas fotos armado, o que chamou a atenção das autoridades e motivou a abertura de uma investigação. A representação pela busca e apreensão da pistola foi deferida pela Justiça e prontamente executada pela equipe policial da 9ª Delegacia Regional de Polícia.
O inquérito policial foi instaurado para apurar a posse irregular de arma de fogo, prevista no artigo 12 da Lei 10.826/03, o Estatuto do Desarmamento, que classifica como crime a posse sem autorização de armas de fogo de uso permitido ou restrito. “É uma questão de segurança pública; a exibição de armas nas redes sociais pode incentivar outros atos ilegais e causar insegurança na população”, afirmou um dos agentes da Polícia Civil que atuou na operação.