Beneficiários do Bolsa Família de Pires do Rio, devem atualizar informações de saúde para manter o benefício

Os beneficiários do Bolsa Família em Pires do Rio precisam cumprir as exigências do acompanhamento obrigatório na Estratégia Saúde da Família (ESF) para garantir a continuidade do auxílio. O procedimento deve ser realizado duas vezes ao ano, nos seguintes períodos:

1º semestre: entre janeiro e maio
2º semestre: entre agosto e outubro

O acompanhamento inclui a verificação de peso e altura, a atualização do cartão de vacinação e a regularização do pré-natal para gestantes.

Quem deve comparecer?

Crianças e adolescentes
Mulheres de todas as idades
Gestantes

Documentos necessários:

Documento pessoal
Comprovante de endereço atualizado (últimos 3 meses)
Cartão do Bolsa Família (NIS)
Cartão de vacinação
Caderneta da gestante e da criança (quando aplicável)

Diretora de Atenção Básica esclarece dúvidas

Na manhã desta quinta-feira (20), a diretora de Atenção Básica de Pires do Rio, Thamires, através de um vídeo reforçou a necessidade de comparecimento às unidades de saúde.

Segundo ela, houve uma comodidade em relação ao envio dos dados de peso e altura das crianças de até 10 anos ao Ministério da Saúde, e alguns beneficiários estão desinformados sobre a necessidade de atualização presencial.

“Os pais ou responsáveis precisam levar as crianças até a ESF para que um profissional de saúde – enfermeiro, técnico de enfermagem ou médico – realize as medições corretamente. O agente comunitário de saúde não é responsável por esse processo nem pode coletar essas informações diretamente com os familiares”, explicou.

Além disso, mulheres de todas as idades devem manter seus registros de peso e altura atualizados, e gestantes precisam estar com o pré-natal em dia para não comprometer o benefício.

Onde realizar a atualização?

Os beneficiários devem comparecer à unidade de saúde mais próxima dentro do período estabelecido para regularizar sua situação.

O não cumprimento dessas exigências pode resultar no bloqueio ou suspensão do Bolsa Família. Portanto, fique atento aos prazos e garanta a continuidade do benefício!