Prefeitura de Pires do Rio firma parceria com OAB e sistema prisional para projetos de saúde e trabalho carcerário

A iniciativa segue modelos adotados em outras cidades do país, onde o trabalho de detentos em projetos públicos tem sido utilizado como mecanismo de ressocialização e redução da reincidência criminal.
Prefeitura de Pires do Rio firma parceria com OAB e sistema prisional para projetos de saúde e trabalho carcerário
Prefeitura de Pires do Rio firma parceria com OAB e sistema prisional para projetos de saúde e trabalho carcerário

Pires do Rio — A Prefeitura de Pires do Rio anunciou nesta segunda-feira (17), uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção local e a unidade prisional do município para implementação de projetos voltados à saúde e ao aproveitamento da mão de obra carcerária em serviços públicos. O anúncio foi feito pelo prefeito Hugo do Laticínio durante reunião em seu gabinete, que contou com a presença da presidenta da OAB de Pires do Rio, membros da entidade e representantes da administração municipal e do sistema penitenciário.

Durante o encontro, foram discutidos termos de cooperação entre as instituições, com o objetivo de melhorar o atendimento em saúde para os internos da unidade prisional. Segundo Gerry, representante da administração prisional, a iniciativa busca alinhar ações para garantir assistência médica mais eficiente dentro do presídio.

Além da questão da saúde, a reunião abordou a ampliação do uso da mão de obra carcerária. Atualmente, o presídio já conta com uma indústria de confecção que atende demandas do município. Com a nova parceria, o projeto prevê que detentos possam ser direcionados para trabalhos externos em prédios públicos, atuando em reformas e ampliações sob supervisão das autoridades responsáveis.

“Acredito que, muito em breve, será uma realidade ver a mão de obra carcerária nas ruas da cidade, contribuindo para melhorias na infraestrutura municipal e promovendo reintegração social”, afirmou Gerry.

Os próximos passos envolvem a formalização dos termos do convênio e a definição das diretrizes para a execução das ações. A iniciativa segue modelos adotados em outras cidades do país, onde o trabalho de detentos em projetos públicos tem sido utilizado como mecanismo de ressocialização e redução da reincidência criminal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *