I Mostra de Cinema de Pires do Rio Promove Debate sobre Direitos Humanos, Cidadania e Educação

O Evento reúne exibições cinematográficas, debates e oficinas nos dias 18, 19 e 20 de março

A cidade de Pires do Rio sediará, entre os dias 18 e 20 de março, a I Mostra de Cinema – Direitos Humanos, Cidadania e Educação. O evento, que acontecerá na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e na Praça Central, contará com uma programação diversificada, incluindo exibição de filmes, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais.

O objetivo da mostra é promover reflexões sobre temas relacionados aos direitos humanos, com abordagens voltadas para a educação, cidadania, movimentos sociais, racismo, feminismo e migração. O evento tem como público-alvo estudantes da rede pública e particular, pesquisadores, professores e a comunidade em geral.

Programação Diversificada

A programação se inicia no dia 18 de março, pela manhã, com uma apresentação cultural às 7h30, seguida da mesa de abertura às 8h. Na sequência, haverá o lançamento de livros e uma roda de conversa sobre o tema “Direitos Humanos: Cinema, Educação e Cidadania”. Ainda pela manhã, será exibido o filme O Colar de Coralina, seguido de um debate sobre a obra.

No período vespertino, serão apresentados filmes e documentários do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) a partir das 14h. Duas oficinas estão programadas para o fim da tarde: “Vanguarda Criativa”, às 17h, e “O Real, a Ficção e o Documentário: Introdução à Realização Documental”, às 18h.

À noite, o evento contará com uma roda de capoeira e apresentações culturais, seguidas de uma roda de conversa sobre “Direitos Humanos: Movimentos Sociais, Representação Feminina e Movimento Humano no Território”. As atividades do dia se encerram com oficinas sobre textos acadêmicos e contação de histórias.

No dia 19 de março, pela manhã, a programação inclui uma exposição de discos de vinil e uma roda de conversa sobre a construção da cidadania por meio da música. Em seguida, haverá um debate sobre temas como educação, misoginia, violência contra a mulher, movimentos migratórios e luta pela terra, além da exibição de documentários do FICA.

À tarde, estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino de Pires do Rio poderão acompanhar novas exibições de documentários do FICA.

No período noturno, será realizada uma oficina sobre produção de documentários e podcasts, seguida de uma apresentação cultural e de uma roda de conversa sobre educação, racismo ambiental, xenofobia, misoginia e feminismo. O dia se encerra com mais uma sessão de documentários do FICA.

A programação do dia 20 de março inicia com uma apresentação cultural e uma oficina de análise musical baseada em discos de vinil. Logo após, uma roda de conversa abordará os temas cidadania, feminismo, direito à vida e educação, seguida de novas exibições de documentários.

No período vespertino, haverá mais uma sessão de documentários do FICA, enquanto no período noturno, a mostra se encerra com a Feira Cultural na Praça Central. O evento contará com exposições de trabalhos artesanais e obras de artistas locais, além de uma feira de troca e comercialização de livros usados.

Vídeo Reprodução UEG

Local e Inscrições

Nos dias 18 e 19 de março, toda a programação acontecerá na UEG de Pires do Rio. No dia 20 de março, as atividades matutinas e vespertinas seguirão na UEG, enquanto a programação noturna ocorrerá na Praça Central.

Os interessados podem se inscrever aqui, para as atividades. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail arcuhpiresdorio@gmail.com, pelo site oficial ou pelo perfil do evento no Instagram @imostradecinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *